Blog

Saúde e Cuidados

5 dicas para evitar quedas de idosos em casa

5 dicas para evitar quedas de idosos em casa
As quedas são uma preocupação constante na vida dos idosos, e não é para menos, aproximadamente 30% das pessoas com mais de 65 anos sofrem pelo menos uma queda por ano, e esse percentual chega a 50% quando olhamos apenas para idosos com mais de 80 anos. Estima-se também que aproximadamente 60% destas quedas ocorrem dentro de casa.
As quedas são a principal causa de morte acidental entre idosos, isso porque seus ossos apresentam uma fragilidade maior e o organismo não possui mais a mesma capacidade de recuperação de pessoas mais jovens, por este motivo é importante ter atenção redobrada e tomar todos os cuidados possíveis para prevenir acidentes.

As quedas são a principal causa de morte acidental entre idosos.

Deixando a casa mais segura

Para reduzir a chance de ocorrência de quedas em casa, montamos uma lista com 7 dicas para deixar a sua casa mais segura, confira abaixo:
Não deixe objetos jogados no chão
Muitas vezes brinquedos de crianças ou de animais de estimação ficam largados pelo caminho na casa, se um idoso mora na mesma residência nunca se esqueça de guardar todos os objetos e deixar o chão livre.
Boa iluminação
Caminhar no escuro apresenta um grande risco de queda, portanto se o idoso possui o hábito de ir ao banheiro a noite, deixe a luz do corredor acesa ou instale uma luz de vigília com sensor de movimento próxima ao chão para que ele consiga ver melhor. Interruptores próximos a cama e a entrada dos cômodos também são fundamentais.
Livre-se dos tapetinhos
Pequenos tapetes que ficam na entrada da casa, na cozinha ou banheiro, são uma das maiores causas de quedas em casa, evite-os. Na saída do box dê preferência para aqueles que possuem o fundo antiderrapante e fixe-os com fita adesiva no chão.
Coloque barras no box do banheiro
Instalar barras de apoio no box do banheiro e um banco para banho são medidas que ajudam a dar mais segurança com o piso molhado e escorregadio do box. Se possível também substitua a divisória de blindex por cortina e garanta que não exista desnível/degrau no piso do banheiro
Use calçados com sola antiderrapante
Evite utilizar chinelos folgados ou calçados de solado liso e dê sempre preferência para sapatos com sola de borracha antiderrapante mesmo dentro de casa.
Siga essas dicas e garanta uma casa mais segura para você e para quem você ama. Até a próxima!

Escreva um Comentário

Depoimentos

A ACI-MG tomou muito cuidado para escolher o parceiro certo nesta área tão importante, e hoje estamos muito felizes e tranquilos em indicar a Vivaldi para as famílias que nos procuram.

Jorge Roberto
Jorge Roberto
Open chat
Powered by