Blog

Alzheimer Saúde e Cuidados

O que você precisa saber sobre Alzheimer

O que você precisa saber sobre Alzheimer
Acometendo mais de um milhão de brasileiros, o diagnóstico da doença de Alzheimer certamente é um momento muito difícil para o doente e para a sua família, mas é importante saber que existem muitas coisas que podem ser feitas para melhorar a qualidade de vida do paciente e também retardar o avanço da doença. Neste texto vamos explicar um pouco melhor o que é o Mal de Alzheimer, seus principais sintomas e como cuidar de pessoas com essa doença.

O que é Alzheimer

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva que ataca o sistema nervoso central, mais especificamente o cérebro, gerando perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem) e demência. Ela é considerada progressiva pois seus sintomas e danos vão aumentando com o avanço da doença, em geral passando por quatro estágios:
01.
Estágio Inicial
Alterações na memória, na personalidade e nas habilidades visuais e espaciais.
02.
Estágio Moderado
Dificuldade para falar, realizar tarefas simples e coordenar movimentos. Agitação e insônia.
03.
Estágio Grave
Resistência à execução de tarefas diárias. Incontinência urinária e fecal. Dificuldade para comer. Deficiência motora progressiva.
04.
Estágio Terminal
Restrição ao leito. Mutismo. Dor à deglutição. Infecções intercorrentes.
Em geral o Alzheimer se desenvolve em pessoas com idade acima dos 65 anos, apesar de existirem casos do desenvolvimento precoce, e ainda não possui cura.

Principais sintomas

Primeiramente é importante dizer que não existe um diagnóstico definitivo para a doença de Alzheimer, sua confirmação exige uma biópsia do tecido cerebral que só pode ser realizada após o óbito do paciente. Apesar disto, é possível através de levantamento do histórico familiar, alguns exames e experiência médica ter uma boa assertividade quanto a presença ou não da doença, e para isso se deve ficar de olho em alguns sintomas.
O primeiro e mais conhecido sintoma da doença de Alzheimer é a perda da memória recente, porém, com o avanço da doença, outros efeitos vão aparecendo, como perda de memória remota (lembranças antigas), dificuldade de se situar no tempo e espaço e falhas na linguagem.
É importante frisar que uma detecção precoce da doença pode ajudar muito na qualidade de vida futura do paciente, por isso busque ficar de olho nos seguintes sinais:
Esquecimento de fatos recentes
Repetição da mesma pergunta várias vezes
Dificuldade de encontrar caminhos na rua
Esquecimento frequente de palavras
Dificuldade para acompanhar conversas mais complexas
Se você perceber que esses episódios estão ficando muito comuns, pode ser a hora de buscar um especialista para avaliar o caso.

Cuidando de pessoas com Alzheimer

Além de acompanhamento médico, uma pessoa com Alzheimer demanda supervisão em tempo integral, seja de um cuidador especializado ou de familiares. Pequenas mudanças e cuidados no dia-a-dia também podem ser tomados para que a qualidade de vida do paciente com Alzheimer seja melhor, aqui estão algumas dicas:
Quando sair de casa para passeios acompanhado, utilizar uma pulseira com identificação do nome, telefone e endereço em caso de a pessoa se perder;
Estabelecer uma rotina diária simples e cumpri-la;
Espalhar lembretes pela casa (apagar a luz, fechar a torneira, etc.);
Encorajar a pessoa a realizar as atividades por conta própria (vestir, comer, usar o banheiro, etc), apenas orientando verbalmente as etapas caso necessário;
Oferecer uma alimentação balanceada;
Praticar alguma atividade física caso seja possível;
Estimular o convívio social e familiar;
Estimular a leitura e jogos de raciocínio.
Cuidar de pessoas com Alzheimer é um trabalho delicado e muitas vezes cansativo psicologicamente, portanto, caso você não tenha o suporte de cuidadores profissionais, não esqueça de cuidar também de você. Procure ajuda de amigos, familiares e psicólogos caso esteja se sentindo sobrecarregada, será melhor para você e para quem você cuida.

Escreva um Comentário

Depoimentos

A ACI-MG tomou muito cuidado para escolher o parceiro certo nesta área tão importante, e hoje estamos muito felizes e tranquilos em indicar a Vivaldi para as famílias que nos procuram.

Jorge Roberto
Jorge Roberto
Open chat
Powered by